quarta-feira, 22 de junho de 2016

DO MEU CADERNINHO PRETO



Novos sistemas de gestão estão tomando de assalto os dogmas tradicionais de como fazemos as coisas funcionarem no dia-a-dia dos negócios, colocando sob a lupa o trabalho dos administradores que, atordoados com as mudanças vertiginosas das expectativas de sociedades colapsadas, perderam a visão apropriada de como alavancar o sucesso.

Vale então repassar a alguns ENSINAMENTOS DE MESTRES;

Empresa do futuro (Alvin Toffler)

 “A Terceira Onda traz consigo uma crescente demanda em uma espécie totalmente nova de empresas não mais responsáveis apenas por fazer lucro e produzir mercadorias, mas por simultaneamente contribuir para a solução de problemas extremadamente complexos, ecológicos, morais, políticos, raciais, sexuais e sociais.
A redefinição não é uma questão de escolha, mas uma resposta necessária a cinco mudanças revolucionárias nas condições atuais de produção: mudanças no ambiente físico; no alinhamento das forças sociais; no papel da informação; na organização do governo; e na moralidade, tudo influindo na empresa para lhe dar uma nova forma, multifacetada e multiproposital.

Em companhia após companhia podemos esperar uma batalha interna entre os que se apegam a empresa de propósito único da passada Segunda Onda e os que estão prontos para topar com as condições de produção da Terceira Onda e lutam pela empresa multifacetada do amanhã”.


Ironia (John K. Galbraith)

 “Em tempos de crise, a solução salvadora que ocorre aos economistas, rapidamente apoiados pelos governos, é propor o aperto dos cintos, a aceitação da penúria, das dificuldades, conformação e paciência”.
Essa é uma reação natural. Poucos podem acreditar que o sofrimento, especialmente dos outros, seja em vão.
Qualquer coisa que seja desagradável deve, com certeza, trazer efeitos econômicos benéficos.”.

Humor (Peter Parkinson)

“A recente descoberta, num determinado campo de operações militares, de que o número de soldados mortos era inversamente proporcional ao número de generais”... do lado contrário, abriu um campo novo de pesquisas, na medida em que é de supor-se que a hierarquia militar pode (é) transplantada para o campo administrativo.

Eis alguns exemplos:

* Para subir no mais alto degrau da organização, procure desfazer-se do pessoal mais competente.

* A idade de obstrução está em razão inversa ao número de novas ideias que o chefe aceita.

* O vírus da intolerância é encontrado no sangue de certos chefes e contém dois elementos químicos, a saber: a) o melhor não é o suficientemente bom; e b) não há desculpa para nada.

* O tempo despendido na discussão de cada item de uma agenda está em razão inversa da soma discutida.

* O trabalho aumenta até preencher o tempo necessário para sua execução. “A prova disso é que o homem mais atarefado é aquele que dispõe de horas vagas.”

* Encontramos em todas as partes do mundo certo tipo de organização, na qual os funcionários mais importantes são vagarosos e obtusos; os menos importantes são ativos somente nas intrigas contra os outros; e os demais, são frustrados ou frívolos.
“Essas organizações são como vaga-lumes: aparecem e desaparecem sem deixar rastros.”

Os novos empreendedores podem usar essas afirmações como bons conselhos para o sucesso de seus negócios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário