sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O MUNDO, MEU MERCADO


 

Uma observação

Aviso muito importante: Precisam-se urgentemente empresários/empreendedores com coragem e determinação para conquistar e manter mercados globalizados na Ásia, na África, na América Latina, na Europa Oriental, nos Países Árabes.....e também onde possam vender-se produtos brasileiros com lucro. Apresentar-se na janela aberta de oportunidades globais de bons negócios!

Mas, infelizmente, não bastam convocações, boas intenções e audácia para enfrentar os desafios de competir no exterior. Na vida real nem sempre os esforços para exportar chegam a traduzir-se numa presença internacional satisfatória. Na verdade, muitos daqueles que fazem tentativas de vender no exterior – falamos especialmente de P&M industriais - abandonam a corrida no meio do caminho. Pena, porque perdem a oportunidade de pertencer à elite do empresariado planetário, com as imensas vantagens e a distinção que isso significa.

Que isso pode ser difícil, é verdade. Menos de 15.000 empresas brasileiras nessa categoria participam dessa maratona Que poderiam ser muitas vezes mais, também é verdade. E, aqui entre nós, o Governo não pode levar toda a culpa dessa escassa presença internacional. Obviamente, tem mais!

A experiência

A partir da constatação indiscutível de que para exportar processo interno e burocrático – é necessário primeiro vender ação externa e competitiva – fica muito mais fácil entender onde muitas empresas encalham suas expectativas de inserção internacional, desde que negligenciam ações estratégicas imprescindíveis para o sucesso nos mercados internacionais.

Usando estudos e ponderações do BM (Banco Mundial) e da UNCTAD (Conferencia das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento), aos quais somamos nossos anos de experiência no matéria, resumimos algumas condições fundamentais para obter-se sucesso nos negócios com o exterior:

·         São necessários investimentos preliminares para ganhar posições nos mercados externos;
                                                                                                         
·         É da máxima importância utilizar mecanismos adequados de marketing para conquistar e manter presença internacional;

·         É imprescindível manter-se princípios de qualidade e de eficiência para concorrer com eficácia;

·      A meta de máxima competitividade não pode prescindir de uma sólida base de informações;

·         É decisiva a continuidade dos esforços, independentemente das flutuações dos mercados, externo e interno;

·         O sucesso e a lucratividade fazem parte de uma visão de longo prazo dos negócios internacionais;

·         A máxima atenção deve ser uma constante na gestão eficiente de custos;

·         A satisfação do cliente – meta permanente -  não pode prescindir do acompanhamento do processo logístico;

·         A diversificação dos mercados tem demonstrado sua validade como um mecanismo de segurança contra as crises regionais;

·         Tem que ser clara a percepção de que, em boa parte, o sucesso no mercado interno é influenciado pelo sucesso das atividades no exterior, desde que ambos espaços mantêm íntimas relações de interdependência na gestão exitosa da empresa;

·        É importante ficar atento aos efeitos potenciais (positivos e negativos) dos processos de globalização, de integração e de internacionalização;

·         Nas empresas com forte presença  nos mercados internacionais, é constante a existência de um programa-guia, geralmente traduzida sob a forma de um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE EXPORTAÇÕES, revisado e atualizado periodicamente.

·         Tudo isso obriga a empresa a manter continuamente sob análises questões decisivas, tais como o que é feito?; como?; por quê?; o que pode ser melhorado?; como aumentar a satisfação de nossos clientes?; como expandir as vendas?; qual é a segurança de continuidade das operações externas?; e outras questões pertinentes, pensadas para manter o mais elevado nível de competitividade.    

 Sob qualquer ponto de vista, esses exportadores/empreendedores estão, na sua essência, construindo seu mercado


07/01/2013

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