domingo, 16 de março de 2014

EFEITOS COLATERAIS


Grandes Benefícios

Se, a nível nacional, não existem dúvidas das vantagens – e da necessidade – de aumentar as exportações ao máximo economicamente recomendável, tendo apenas como limite atender adequadamente a demanda interna e possíveis necessidades estratégicas, nem sempre para as  empresas exportadoras  – ou que pretende entrar no mercado externo – podem ser totalmente avaliados os imensos benefícios reais,  exceção feita do aumento do faturamento, proporcionados pela competição nos mercados planetários.

Pode afirmar-se que as exportações geram uma verdadeira “onda positiva” que se dissemina  por todas as operações da empresa e contribui diretamente para um crescimento sustentável, que tem como base a continuidade, a lucratividade, a inovação e uma atitude empreendedora.

Esses “efeitos colaterais”  têm um efeito muito positivo e se incorporam no dia-a-dia da empresa, contribuindo diretamente para  chegar-se a elevados patamares de competitividade.

Efeitos mais que importantes

Essa “nova empresa” que emerge da necessidade de competir eficazmente nos mercados internacionais incorpora, obrigatoriamente, algumas características especiais, entre as quais:

  • O famoso “acho que” passa a ser substituído por decisões conscientes, derivadas de análises de informações e do cotejo de idéias;

  • O continuo treinamento de colaboradores e executivos passa a ser corriqueiro, sendo considerados um imperativo sua reciclagem, atualização e aprimoramento;

  •  Na alta direção passa a ser natural a compreensão da necessidade de aprender e re-aprender para acompanhar as mudanças de mercados em contínua evolução;
  • O planejamento das operações estratégicas passa a ser um imperativo;

  • O fiel cumprimento dos contratos e da palavra empenhada passa a fazer parte da imagem de empresa confiável;

  • A vontade de fazer sempre o melhor é o guia infalível para a criatividade e a inovação e tem como base uma verdadeira obsessão pela qualidade;

  • O tempo  - de fazer o necessário - ganha status de uma commodity valiosa;
  • È notório o aumenta a  capacidade para pautar todas as ações em princípios de eficiência (fazer o certo) e eficácia (fazer bem), melhorando a aptidão de separar o essencial do acessório;
  • Os custos passam a ser cuidadosamente analisados e sua redução inteligente tem o  status de um objetivo sempre presente;
 A empresa-vencedora

São claramente visíveis, nos diversos espaços de atuação empresarial, os efeitos positivos da atuação no exterior. Nessa soma de vantagens  o valor-empresa aumenta exponencialmente, ao mesmo que seu prestígio ganha outros patamares e, no mercado interno, sua marca é associada à qualidade internacional.

Esses efeitos são fundamentais para trilhar o caminho do desenvolvimento sustentável, com ênfase para crescimento com continuidade, segurança e rentabilidade. E ganham importância decisiva a busca do aprimoramento de boas práticas de gestão, sustentadas na atualização contínua do sistema de informações relevantes e na boa governança financeira.

Em resumo: Os benefícios auferidos pelas empresas exportadoras vão muito além do simples aumento do faturamento.











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