Grandes Benefícios
Se, a nível nacional, não existem dúvidas das vantagens – e
da necessidade – de aumentar as exportações ao máximo economicamente
recomendável, tendo apenas como limite atender adequadamente a demanda interna
e possíveis necessidades estratégicas, nem sempre para as empresas exportadoras – ou que pretende entrar no mercado externo –
podem ser totalmente avaliados os imensos benefícios reais, exceção feita do aumento do faturamento, proporcionados
pela competição nos mercados planetários.
Pode afirmar-se que as exportações geram uma verdadeira
“onda positiva” que se dissemina por
todas as operações da empresa e contribui diretamente para um crescimento
sustentável, que tem como base a continuidade, a lucratividade, a inovação e uma
atitude empreendedora.
Esses “efeitos colaterais”
têm um efeito muito positivo e se incorporam no dia-a-dia da empresa,
contribuindo diretamente para chegar-se
a elevados patamares de competitividade.
Efeitos mais que importantes
Essa “nova empresa” que emerge da necessidade de competir
eficazmente nos mercados internacionais incorpora, obrigatoriamente, algumas
características especiais, entre as quais:
- O famoso “acho que” passa a ser substituído por decisões conscientes, derivadas de análises de informações e do cotejo de idéias;
- O continuo treinamento de
colaboradores e executivos passa a ser corriqueiro, sendo considerados um
imperativo sua reciclagem, atualização e aprimoramento;
- Na alta
direção passa a ser natural a compreensão da necessidade de aprender e re-aprender para
acompanhar as mudanças de mercados em contínua evolução;
- O planejamento das operações estratégicas passa a ser um imperativo;
- O fiel cumprimento dos contratos e da palavra empenhada passa a fazer parte da imagem de empresa confiável;
- A vontade de fazer sempre o melhor é o guia infalível para a criatividade e a inovação e tem como base uma verdadeira obsessão pela qualidade;
- O tempo - de fazer o necessário - ganha status de uma commodity valiosa;
- È notório o aumenta a capacidade para pautar todas as ações em princípios de eficiência (fazer o certo) e eficácia (fazer bem), melhorando a aptidão de separar o essencial do acessório;
- Os custos passam a ser cuidadosamente analisados e sua redução inteligente tem o status de um objetivo sempre presente;
São claramente visíveis, nos diversos espaços de atuação
empresarial, os efeitos positivos da atuação no exterior. Nessa soma de
vantagens o valor-empresa
aumenta exponencialmente, ao mesmo que seu prestígio ganha outros patamares e,
no mercado interno, sua marca é associada à qualidade
internacional.
Esses efeitos são fundamentais para trilhar o caminho do
desenvolvimento sustentável, com ênfase para crescimento com continuidade,
segurança e rentabilidade. E ganham importância decisiva a busca do
aprimoramento de boas práticas de gestão, sustentadas na atualização contínua
do sistema de informações relevantes e na boa governança financeira.
Em resumo: Os benefícios auferidos pelas empresas
exportadoras vão muito além do simples aumento do faturamento.
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