quinta-feira, 10 de setembro de 2015

GERANDO PROGRESSO


Um reconhecimento internacional

Os dados do relatório “Energia no Bloco dos BRICS” bloco integrada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. de agosto de 2015, revelam que as fontes renováveis representaram 73% da geração de energia elétrica do País, sendo que os demais países do grupo estão muito longe desse percentual, com 2% no caso da África do Sul a 22%, na China.

Vale afirmar que os combustíveis fósseis - especialmente carvão e petróleo, principais emissores de CO2, um dos grandes causadores do efeito estufa - acabam tendo papel quase secundário na matriz de geração elétrica brasileira, mal atingindo os 15% do total. Desse modo é empurrada para o escanteio a geração provenientes dessas matérias primas condenáveis, usadas sem medida nos últimos 300 anos, para dar lugar à utilização massiva de tecnologias ambientalmente não agressivas, fortemente recomendadas para garantir a sobrevivência das gerações futuras.

É importante lembrar que a matriz de produção elétrica do Brasil é a mais sustentável – ecologicamente correta - entre as os países do G20, as 20 maiores economias do planeta.

Um crescimento notável

De acordo com o Ministério do Planejamento nos primeiros sete meses de 2015 com o foco atento à necessidade na promoção de bases sólidas para um desenvolvimento sustentável, o governo federal destinou R$ 26 bilhões em ações em geração e transmissão de energia elétrica, exploração e produção de petróleo e gás natural no pré e pós-sal, refino, petroquímica, fertilizantes, combustíveis renováveis e fomento à indústria naval.

No segmento de geração de energia elétrica foram concluídos 47 empreendimentos, com o acréscimo de 2.342 MW ao sistema, sendo 96,2% oriundos de fontes renováveis. Os destaques são para a Usina Hidrelétrica (UHE) Santo Antônio (3.568 MW), em operação com 32 unidades geradoras (2.286 MW), e UHE Jirau (3.750 MW), em operação com 33 unidades geradoras (2.475 MW), que são acrescidas aos 140.000 MW de potencia total instalada no Brasil.

A energia do vento

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), no final do 1º. semestre de 2015 a geração proveniente dessa fonte, uma das mais limpas e renováveis conhecias do mundo desde que usa o vento como matéria prima, já atinge 7.000 MW, o que representa 5% da potência instalada de energia elétrica, devendo aumentar mais de quatro vezes nos próximos 10 anos para atingir quase 15% da capacidade instalada do país. 

Na atualidade, os 281 parques eólicos em operação, em 11 estados, atendem 12.000.000 de residências e geram 100.000 empregos diretos.

O petróleo é nosso

Segundo Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), em julho deste ano, a produção total de petróleo e gás natural no país ficou em 3,066 milhões de barris de óleo equivalente (boe) por dia – recorde histórico - dos quais 2,466 milhões de barris diários de petróleo e 95,3 milhões de m³ de gás natural. Na comparação com o mesmo mês de 2014, houve aumento de 8,8% na produção de petróleo e 8,5% na produção de gás natural.

Também um novo recorde foi registrado na produção do pré-sal, oriunda de 54 poços, com 812,1 mil barris de petróleo e 30,5 milhões de metros cúbicos de gás natural, totalizando pouco mais de um milhão de barris de óleo equivalente por dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário