sexta-feira, 21 de novembro de 2008

O CARROSSEL

Os lideres das 20 nações mais ricas do mundo tentarão um consenso sobre os remédios que podem ajudar o mundo sair no do lamaçal para o qual foi empurrado pela dupla sinistra: capitalismo & liberalismo, que é o refugio predileto dos grandes males que afligem a humanidade: egoísmo, materialismo, soberba, consumismo, corrupção, ganância, ansia de poder e desrespeito ao meio ambiente.

Felizmente, países que ontem eram da “periferia",como o Brasil, também poderão opinar e dizer, em alto e bom tom: Basta! A supremacia colonialista dos que tudo têm, precisa terminar de vez! Então, e só assim, podemos negociar uma solução duradoura e honesta para uma crise da qual nós somos vítimas, não culpados! E evitar que se repita no futuro!

Bem, tentar não custa nada.

Postura que, sem dúvida, abre caminho para as três primeiras revoluções econômicas do Século XXI e que devem transformar as relações entre as nações: a reforma do sistema que outorga o direito para que poucos decidam, à portas fechadas, o destino de muitos; o aperfeiçoamento do processo de globalização, para ajudar a reduzir o abismo entre ricos e pobres; e a proteção prioritária do meio ambiente, para preservar o planeta.

Isso, apenas para começar.

Até que é mais que evidente que tampouco escapa para os “grandes” que o sistema capitalista somente pode manter-se se a economia cresce de modo contínuo, e para que isso aconteça, o consumo não pode parar de aumentar indefinidamente: mais pessoas demandando mais bens e serviços, e assim sucessivamente, mais, mais...sem limites (?). Do que resulta importante que os mais carentes – sejam as pessoas mais pobres de um país, sejam os países mais pobres do mundo - se incorporem ao mercado, não por razões morais, das quais os países mais ricos parecem distantes, senão por motivos puramente técnicos: para que aumente a produção, são necessários mais e mais compradores; e para tal, é preciso que o poder de compra seja cada vez maior, abrangendo mais pessoas, em mais pontos do planeta. Isso é fundamental para manter o sistema em estado de crescimento perpetuo. Ou, de outro modo: o crescimento não pode, simplesmente, deixar de crescer!

Mais, mais e mais, é a consigna maior do capitalismo & liberalismo! E, muito provavelmente, a origem do descalabro da economia mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário