terça-feira, 20 de janeiro de 2009

CHINA EM FOCO (2)

Nosso amigo presidente

A China espera "reacender e consolidar" suas relações com os EUA já a partir da posse do novo presidente americano, Barack Obama, conhecido agora como o lider estrangeiro que soube cativar o imaginario de boa parte da população chinesa. Seu livro "Audácia da Esperança" praticamente esgotou-se quando chegou aos pontos de venda chineses e já esta ganhando fama de obra imprescindível nas delicadas mesinhas de cabeceira dos amantes da boa leitura, assim como de intelectuais, polìticos, empresários, estudantes, funcionários públicos, jornalistas e membros destacados do governo chinês, inclusive tendo criado fama como manual de auto-ajuda, do tipo " juntos podemos fazer mais e melhor".

Fica no ar uma questão interessante: Por que do outro lado da imensidão do Pacífico os chineses parecem ter encontrado seu "guru ocidental-americano"!

África & China

Nestes momentos de indefinições e dificuldades, a visita do ministro chinês de Relações Exteriores, Yang Jiechi, à Uganda, Ruanda, Maláui e África do Sul, tem o significado especial de uma mensagem de solidariedade ativa, apoiada em ações palpáveis que têm a forma de financiamentos, investimentos, comércio e apóio técnico. O alto funcionário chinês enfatizou que seu país não recortará sua ajuda devido à problemática atual e continuará impulsionando programas direcionados prioritariamente a projetos nas áreas de agricultura, saúde, infra-estrutura, educação e ciências aplicadas, todos fundamentais para incentivar o progresso da região.

Brasil-China: Cooperação & Negócios & Interesses

O ministro de Negócios Estrangeiros da China, Yang Jiechi, esteve no Brasil para reforçar o interesse do gigante asiático em aumentar e qualificar o intercambio comercial entre os dois países, assim como para verificar a possibilidade de novas parcerias mutuamente benéficas. E também, colocar à disposição recursos adicionais para financiar projetos do PAC, entre outros. É natural que o maior sócio da China nesta parte do mundo receba atenção especial, máxime considerando que os negócios bilaterais continuam vento em popa, com exportações do Brasil na casa dos 16,4 bilhões de dólares e importações de 20 bilhões de dólares, em 2008.

E ponderando que o dinamismo desse relacionamento comercial – que aumentou 18 vezes em 10 anos – tem como complemento estrutural diversos acordos e projetos conjuntos em campos estratégicos, como energia, monitoramento espacial, transporte, aviação, pesquisa de novos materiais, agricultura, meio ambiente, reflorestamento, gestão das águas, medicina, etc., resulta mais que evidente a conveniência e a necessidade de manter-se as melhores relações entre os dois parceiros, que sabem da importância e do potencial de suas afinidades.

Na ocasião, o ministro Yang Jiechi convidou o presidente Lula para visitar oficialmente a China, viagem que deve acontecer ainda em 2009.

Foto: Cartaz do livro de Barack Obama encontrado nas livrarias chinesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário