sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

VÔO RASANTE

Velocidade em queda

A China cresceu “apenas” 9% no ano passado, a menor taxa desde 2001. Bem, um dos fatores relevantes nesse desempenho inferior àqueles já tradicionais exuberantes 12-13% com os quais o país asiático costumava assombrar o mundo, foi a brusca queda das exportações, especialmente para os parceiros mais representativos no comércio exterior chinês, como os EUA, a UE e o Japão.

Mas, de qualquer modo, o desempenho da economia da China em 2008 pode ser considerado “bom”, segundo Wang Qing, economista chefe do banco Morgan Stanley para Ásia, quando compara esse resultado “robusto” com os dados do FMI que estima 3,7% para o crescimento da economia global em 2008, soma ponderada dos magros 1,4% das nações ricas com os importantes 6,6% alcançados pelos países em vias de desenvolvimento e emergentes.

No meio, o Brasil, que deve emplacar um crescimento próximo dos 5,5%, que é “bom” para os padrões desta parte do mundo e ainda, nada mau para um segundo semestre tão ruim que assolou a economia planetária.

Rumo firme

A pergunta de hum milhão, sobre cuja resposta exata diverge à vontade economistas e “analistas de plantão”: qual é o fundo do poço para a pujante economia chinesa? E, valendo outro milhão: para quando pode ser aguardado outro ciclo de crescimento acima de 10% ao ano?

Wang Xiaoguang, renomado especialista do Instituto Investigação Econômica de Pequim, aponta um fato, geralmente despercebido, que merece a mais cuidadosa atenção: “Não pode olhar-se apenas para a taxa de crescimento de um país como um valor absoluto. Temos que considerar algo muito mais importante, que é como essa riqueza adicional é distribuída entre a população. Porque ai sim temos uma sólida base para avaliar até que ponto a evolução presente, contribui com o equilibro social e aumenta o poder de consumo da maioria, que é uma das metas críticas de nosso Plano Qüinqüenal de Desenvolvimento 2007-2012. Felizmente, nessa área,temos alcançado excelentes resultados.

O ano da verdade

Prognósticos para 2009? Têm muitos. Pessimistas, uns; otimistas, outros; muitos, preferem ver o comportamento da economia mundial para depois opinar; outros, preferem ficam encima do muro; enfim, têm para todos os gostos e os palpites fariam a gloria de jogadores inveterados do jogo de bicho.

Que, no caso, o "bicho" da vez é una “vaca”, símbolo deste ano 4047 no calendário chinês, que se inicia em 26 de Janeiro de 2009, em nosso calendário gregoriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário