terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

BOAS NOTÍCIAS

É lógico que, no mundo todo, a mídia-nossa-de-todos-os-dias deita e rola encima das “más” notícias que a “crise”, prodigamente, joga no colo dos editores dos meios de comunicação globalizados que, por dever de ofício, têm que esforçar-se em transformar em manchetes os destroços quentes da economia desvairada, antecipando o sofrimento das multidões indefesas. Esse trabalho afoito até faz lembrar as estórias dos porões da imprensa do início do Século XX, quando era voz corrente que “a desgraça, assim como a guerra, vende jornais”.

Mas, na verdade, também pipocam as boas notícias, que até mereceriam manchetes e destaque como provas de que existem forças vivas lutando para superar esse período de sombras e teimando por demonstrar que “não está morto quem peleja”. Assim, considerando os quatro meses que vão de Outubro/08 até Janeiro/09 – pior período da economia mundial na década, como afirmam alguns analistas – alguns exemplos servem para temperar os ânimos em baixa:

Nova York VISA inc., a maior rede de cartões de crédito do mundo informou que seus lucros trimestrais foram melhores que os previstos devido ao aumento verificado na utilização de seu dinheiro de plástico e a redução de seus custos.

Buenos Aires. Aerolíneas Argentinas, ora em face de reestruturação após ser expropriada pelo governo de seus operadores espanhóis, anunciou a compra de 12 Boeing wide-body, num negócio superior aos 2 bilhões de dólares.

Arkansas. Wal-Mart Stores informou um aumento de 6.1%% nas suas vendas de Janeiro nos EUA, onde se concentra quase 70% de suas operações mundiais,.que atingiram US$ 27, 7 bilhões de dólares

Londres. No quarto trimestre, a Unilevar, gigante do setor de alimentos e produtos de consumo, anunciou um aumento de 7,3%, em comparação com igual período do ano anterior, nas suas vendas mundiais.

México DF. América Móbil, a maior empresa de telefonia celular da América Latina, pertencente ao magnata Carlos Slim – que rivaliza com Bill Gates pelo título do homem mais rico do mundo – anunciou um aumento de 11% na sua receita do último trimestre de 2008, em comparação com igual período do ano anterior.

Do Brasil também tem muitas boas notícias que, até o momento, parecem confirmar que o país está preparado para navegar com relativa segurança pelas águas ameaçadoras da “crise”.

Apenas, de modo muito especial, é importante lembrar que a Open Budget Initiative, um “think tank” global, recentemente colocou o Brasil num honroso 8º lugar no ranking que classifica mais de 150 países pela transparência de suas contas públicas, posição essa muito próxima da Suécia e da Noruega.

Num dia qualquer, seria uma bela manchete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário