
Numerosas são as indagações sobre as características dessa ordem que deve surgir da maior crise econômico-financeira dos tempos modernos, com predições conflitantes que pretendem estabelecer os novos caminhos do desenvolvimento e do bem estar das pessoas nos tempos que virão. Mas é quase consensual que no campo empresarial, para tentar o sucesso nesse cenário multifacetado, é necessário, melhor, é fundamental, uma mudança radical na cultura de gestão dos negócios, enterrando os ícones do passando para dar espaço aos novos deuses que guiarão os escolhidos pelos incertos caminhos do futuro
Ou: se estamos convencidos que nos tempos vindouros a nova riqueza das empresas passa a ter como paradigmas o conhecimento, a inteligência, a inovação e a criatividade, é preciso sair do comodismo fácil do tipo “os fatos do passado são uma boa base para entender o presente” para a ousadia de acreditar que “a visão do futuro deve dar forma ao presente”.
Assim, quando se pensa na competitividade como o resultado final da excelência empresarial, nada melhor que fugir como gato escaldado do axioma empoeirado “fuja das ameaças”, para buscar o refúgio seguro em “transforme as ameaças em oportunidades” E também, escapar de “todo se consegue resolvendo problemas”, para o dinamismo de “todo se consegue explorando oportunidades”. O que significa ter a coragem para deixar de lado “procure ser o melhor” para o desafio extremo de “procure ser diferente”.
Lutar com hábitos seculares não é fácil. Porém, é questão de sobrevivência e crescimento. Exemplo: há menos de 15 anos, era possível afirmar que “as informações tenderão a dobrar cada 14 meses” Hoje, sabemos “que as informações tendem dobrar cada 80 dias”. O que, traduzindo, obriga sair do antigo “é preciso aprender”, para o novo “é preciso aprender, desaprender e reaprender”.
Agora, no arrastão desvairado desses novos tempos, sem heróis e sem donos, dirigidos pela mão de ferro do “sistema”, o local vira regional; o regional, nacional; o nacional, internacional, e a afirmação escrita a fogo no portal de cada empresa “a qualidade garante o sucesso” precisa ser passada a limpo: “sem qualidade não existe sucesso. O que não significa que apenas com qualidade o sucesso está garantido”.
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