sexta-feira, 27 de abril de 2012

VERDADES INCONVENIENTES

No girar desse mundo louco, é bom parar de vez em quando e reflexionar sobre algumas verdades que, todavia que molestas, podem ajudar a mudar nossa percepção da realidade. Por exemplo:
   
       *Nos países mais ricos, é natural que grande parte de seus habitantes ambicione desfrutar de um     ganho adequado e crescente. Esse segmento da população habitua-se a que isso é perfeitamente natural, condicionando assim seus desejos e expectativas a esse modo de ver sua existência.  Assim sendo, existe uma forte habituação à idéia de consumos continuamente crescentes, conceito matriz de um dos credos sagrados do sistema capitalista&liberal : Mais de tudo, sem limites”.

  *Se, nos próximos 40 anos, toda a humanidade tivesse o mesmo padrão de vida que desfrutam os países mais desenvolvidos - aspiração de nove entre cada 10 nações do globoseriam necessários cinco ou seis Planetas Terra para satisfazer as demandas geradas por essa opulência.   E o Planeta, tal como o conhecemos hoje, seria totalmente devastado, fazendo praticamente impossível a vida e até, provavelmente, a continuidade de nossa civilização.

  *As 250 maiores empresas mundiais são as verdadeiras detentoras do poder globalizante.  Essa fantástica concentração de força deixa á maioria da população mundial à mercê de decisões apenas guiadas pelo egoísmo e o desejo incontrolável do lucro. “Duela a quién duela”.

       *África, independentemente de quaisquer análises mais profundas, dá a impressão de um continente sem sorte, ainda que 4000 anos atrás já fosse o berço de civilizações esplendorosas, comparáveis com aquelas que brilhavam no extremo oriente. Mas, sua proximidade com Europa, sua fraqueza militar, seu desconhecimento das armas de fogo e a promessa latente na exploração de suas  imensas riquezas eram uma isca irresistível para os impérios europeus dos Séculos XVIII e XIX, que não vacilaram em extrair o máximo de suas sofridas populações e deixaram como herança maldita muitas das mazelas de sua situação atual.

  *O egoísmo è, sem a menor dúvida, um flagelo equivalente a pior das doenças que açoitam a humanidade. Exemplo: apenas 10% do gasto mundial em armamentos seriam suficientes para acabar com a miséria dos 20% menos afortunados do planeta.

(ADVERTENCIA: devido ao possível risco de ataques súbitos de consciência, de conseqüências incontroláveis, a leitura do trecho abaixo é terminantemente proibida para 50%% dos políticos das Américas, da Europa, da Ásia...).

  *Segundo Confúcio, “apenas o homem nobre (em termos de moral) deve ser governante e deve sempre procurar rodear-se de conselheiros nobres e virtuosos. O governo deve ser o reflexo de sua moral, sua capacidade de amar, sua obediência filial e o respeito a suas tradições”.

(Sonhar não custa nada. Ainda!).









Nenhum comentário:

Postar um comentário