segunda-feira, 4 de junho de 2012

ECONOMIA VERDE

Segundo a definição do PNUMA -Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente - ECONOMIA VERDE é “aquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e da igualdade social ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica. Sustenta-se sobre três pilares: é pouco intensiva em carbono, é eficiente no uso dos recursos naturais e é socialmente inclusiva”.

A definição, na sua amplitude e abrangência, atende os objetivos de desenvolvimento, justiça social e respeito pelo meio ambiente e, a partir dessas premissas, tenta emplacar a idéia de que seus princípios não são excludentes entre eles nem um obstáculo ao crescimento, mas sim um novo motor para acelerar a criação de um modelo sustentável que, além de mais, seja um gerador líquido de empregos decentes assim como a base de uma estratégia vital para a eliminação da pobreza.

Esse conceito está ainda longe de gerar unanimidade entre governos, comunidade científica, sistema econômico e sociedade civil, tais as implicações e interpretações para sua aplicação. E, naturalmente, existem dúvidas sobre os efeitos que essa nova forma de construir a modelagem do futuro econômico-social possa vir a influir nos negócios, na vida e no bem estar da humanidade. Mas em geral, pelo menos de boca, existe a concordância de que algo tem que mudar. Rapidamente, antes que seja tarde!
Vale lembrar que a proposta de transição não é algo totalmente novo, já que nas últimas duas décadas o bom senso político/econômico vem sinalizando que aderir a esse conceito rende votos – Alemanha é um bom exemplo - e, do ponto de vista econômico, pode significar vultosos novos negócio s - energia alternativa é um dos tantos exemplos.
É natural que a passagem de um modelo predador que já emplaca os 300 anos, não pode fazer-se do dia para a noite e, muito menos, sem resistências ferozes daqueles ainda aferrados tenazmente ao sistema predominante de produzir riqueza que, seja por incapacidade de migrar para um novo modelo, seja por sentir seus interesses ameaçados, seja por ignorância, seja por puro egoísmo, enfim, não faltam nem motivos nem razões para “deixar tudo como está”. E nesse esforço contra a sobrevivência do planeta, marcam presença muitas das grandes empresas que fazem unicamente do lucro a razão de sua existência. “Duela a quién duela”.
Agora, um ponto absolutamente fundamental; Um dos alicerces para a implantação global do novo modelo é o combate à pobreza, urbana e rural, utilizando alguns instrumentos hoje existentes e que, no campo, tem como base a pequena propriedade rural que usa práticas de sustentabilidade.
O efeito imediato é uma rápida distribuição da riqueza e uma maior (real) democratização do setor, desde que acrescenta milhões de consumidores/cidadãos - para os especialistas de marketing, consumidores- quase na exata proporção em que se eliminam os parias sociais dependentes dos favores dos governos.
Isso, claro, para desespero dos políticos de plantão, partidários do  “quanto pior, melhor”, sugadores habituais das misérias e dos males da sociedade e que utilizam as fragilidades do tecido social para atingir os benefícios do poder sem nada dar em troca.
A partir do 13/06, as análises, debates e resoluções da RIO+20 darão uma visão melhor do alcance, do timing e dos entraves para alcançar um novo arquétipo para nossa civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário