terça-feira, 28 de janeiro de 2014

GANHAR MERCADOS


Estatísticas

Em 2013 umas 16.000 pequenas e médias (P&M) empresas brasileiras escolheram os desafios da inovação, da audácia e do risco para enfrentar as mutantes correntes do comércio internacional, tentando colocar a marca “Made in Brasil” nos mercados globalizados, ainda mais ferozmente competitivos nestes tempos de conjunturas desfavoráveis, que levam à demanda ao justo calibre das necessidades em declínio.

 Em suma: 2013 não foI – nem poderia ser – um ano bom para o comércio internacional, que mal conseguiu acompanhar a tímida evolução da economia mundial que patina na faixa dos 2% de crescimento, resultado médio alcançado graças à “mãozinha” amiga das economias asiáticas, lideradas pela China – principal parceiro comercial do Brasil - com seus robustos e mais que bem vindos 7,6% de crescimento.

Estatisticamente, esse exército de empresas é numericamente o mesmo desde 2001 – ainda que, é claro, muitas saíram a muitas novas entraram – mas que, ainda assim, revela a inaptidão e o fracasso das políticas e dos esforços – tanto dos organismos governamentais como daqueles sob a responsabilidade de entidades privadas -  de acrescentar mais P&M em bases contínuas, que permaneçam no mercado exportador em condições de enfrentar as crises econômicas que açoitam esse nosso mundo globalizado.

No final das contas, nesses últimos 12 anos, esse número poderia (deveria?) registrar um acréscimo importante - possivelmente entre 50%/70% - no número de empresas que incursionam nos mercados globais, haja-se visto o potencial “adormecido” de dezenas de milhares de empreendedores que, sem dúvida, têm a capacidade de enfrentar os desafios dos mercados além fronteiras.

Em tempo: Em sua imensa maioria, essas empresas são estrategicamente muito importantes para o Brasil, por que  1) são de capital nacional; 2) em geral, são exportadoras de produtos de valor agregado; 3) são um celeiro fundamental de empreendedorismo e formação de mão de obra qualificada; 4) constituem um campo fértil para aplicação de novas tecnologias para aumento da produtividade, inovação e gestão competitiva; 5) são a prova real da competitividade das empresas genuinamente brasileiras.

Para dar certo

Para os empreendedores que pretendem manter e/ou ganhar posições,  ou ainda, iniciar uma excursão exitosa nos mercados internacionais, valem algumas recomendações fortemente apoiadas pela OMC – Organização Mundial do Comércio – e que, neste início de 2014, merecem toda atenção:

. A determinação apropriada do preço de exportação é decisiva e exige, antes de tudo, uma adequada análise de custos.
. A informação e seleção de mercados para os quais vender é uma decisão essencial para o sucesso do negócio “export”.
. É necessário ter presente a importância de investimentos contínuos em marketing antes, durante e depois a conquista do mercado.
. A seleção do sistema de vendas a ser utilizado – que pode variar de acordo ao mercado – é uma decisão estratégica da maior importância.
. A continuidade é absolutamente fundamental, em todas as etapas do processo. Além de aumenta a confiança, contribui para a fidelização dos clientes.
. Estabelecer vínculos pessoais com os compradores é sempre um ponto que não deve ser descuidado. É uma das ferramentas chaves de relacionamento que inspira credibilidade, fortalece a confiança e facilita a comunicação.
. Não pode esquecer-se de manter, usando todos os meios disponíveis, um fluxo adequado  de contatos com os clientes, atuais e potenciais.
. É recomendável centralizar todo o processo na alta direção da empresa.

. É importante sempre ter em conta os inúmeros benefícios gerados pela internacionalização da empresa no aumento exponencial de sua competitividade no mercado interno. É um resultado que merece ser levado em conta!

Tudo isso é importante, assim como as ações somadas no decorrer do processo que, na línea do tempo, somam elementos para ganhar competitividade internacional. E sem esquecer que o caminho para o sucesso das pequenas e médias empresas exportadoras-empreendoras está demarcado por paciência, persistência e muito trabalho E recompensas, idem!
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