segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

APLAINANDO O FUTURO


Nas últimas três décadas, a China experimentou uma transformação dramática e substancial na medida em que passava de uma economia que obedecia rigidamente os princípios do comunismo ortodoxo para uma nova fase batizada de “socialista de mercado” com o objetivo de extrair o melhor de ambos os sistemas sem perder de vista a necessidade de manter o equilibro de forças que até então eram consideradas antagônicas e naturalmente excludentes.

No presente, longe dos anos que o país compartilhava com a Índia a triste condição de albergar o maior número de pobres e famintos do planeta, hoje a China assume uma posição de liderança – é a 2ª. maior economia do mundo, somente superada pelos EUA - e não há duvidas de que, de várias maneiras, tem afetado o equilibro mundial vigente no éculo XX fazendo a balança da produção de riqueza pender para Ásia pela primeira vez nos últimos 1.000 anos.

Em 2014. O PIB (Produto Interno Bruto da China) cresceu “apenas” 7,2%, o que, ainda longe dos 10% de evolução do qual o mundo estava acostumado foi, sem dúvida, o maior índice entre as grandes economias do mundo num período de crise dos negócios globalizados. E mais; obtidos em momentos de transição quando o governo imprime uma severa mudança de rumo, passando de um crescimento com ênfase nas exportações e nos investimentos para dar prioridade ao mercado interno e a distribuição de renda
.
Essa mudança, que sacrifica alguns setores – a produção de aço e a demanda algumas de commodities estratégicas são exemplos que afetam diretamente o Brasil – tem sua compensação no crescimento do consumo interno e na consolidação de uma classe média que já supera os 300 milhões de consumidores com uma perspectiva o longo prazo de manter taxas de evolução próximas aos 5% ao ano.

È claro que o país enfrenta problemas imensos, do tamanho de seu gigantismo que reúne, praticamente, 20% da população mundial e que exige esforços extraordinários de sua governança para manter a nave no rumo planejado que, em síntese, no dizer de Liao Ping Jeting, diretor do Instituto de Ciências Econômicas, poder resumir-se em superar os EUA e ser reconhecida como a maior economia no planeta Isso já no dobrar da esquina do primeiro quarto de Século!

Por agora, pode conformar-se com a abertura de sua economia ao mundo, superando aos EUA nas suas transações de comércio global; é o maior investidor global e seus projetos já começam a fazer parte dos cenários de quase todos os países em desenvolvimento, ocupando e superando as realizações de Europa e dos EUA nos século XIX e XX; suas reservas internacionais superam os três trilhões de dólares; suas universidades acolhem mais de trinta milhões de alunos, com notável preferência para as ciências exatas.

 E tem muito mais sendo que, pacientes e previdentes, de muitas formas, está na vanguarda dos países que se preparam para os desafios crescentes do futuro.

 v

Nenhum comentário:

Postar um comentário